AS AÇÕES DO FGTS ESTÃO PRESCRITAS?

AS AÇÕES DO FGTS ESTÃO PRESCRITAS?

ESTÃO DE FATO PRESCRITAS AS AÇÕES DO FGTS?

Depende. Sobre o tema FGTS há vários tipos de ações. Mas vamos ser objetivos.

Diversas pessoas nos procuram todos os dias perguntando se a ação do FGTS substituição da TR está prescrita. Não, não está.

A ação do FGTS que está prescrevendo é a de cobrança de valores não depositados na conta do FGTS do autor, pelo empregador.

Antigamente, o interessado tinha direito de receber todo o valor que não foi depositado em sua conta vinculada nos últimos 30 anos. Esse prazo tinha como fundamento o Art. 23, § 5º da Lei nº 8.036/90, que prevê expressamente a prescrição trintenária do FGTS.

Todavia, o Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 13/11/2014, declarou a inconstitucionalidade desse dispositivo com modulação dos efeitos para o futuro (os chamados efeitos ex nunc).

Entendeu o STF que o FGTS possui natureza jurídica trabalhista e, assim, está sujeito à prescrição quinquenal prevista no artigo 7º, XXIX, da Constituição Federal.

Na prática, para os casos cujo termo inicial da prescrição (a ausência de depósito do FGTS) ocorra após a data do julgamento em 13/11/2014, aplica-se o prazo de cinco anos.

Para aqueles em que o prazo prescricional já esteja em curso em 13/11/2014 aplica-se o que ocorrer primeiro: 30 anos, contados do termo inicial, ou cinco anos, a partir do julgamento.

Assim, em 13/11/2019, todo FGTS anterior a novembro de 2014 que não foi depositado pela empresa estará prescrito, ou seja, será inviável de ser cobrado por meio de ação trabalhista. Já o FGTS dos meses posteriores a 13/11/2014 prescreverá gradativamente, mês a mês, a cada cinco anos.

E A AÇÃO DO FGTS SUBSTITUIÇÃO DA TR?

Ela está, por ordem do Ministro Barroso, suspensa desde setembro de 2019 porque há uma ADI no STF (ADI 5090), com previsão para julgamento próximo.

Todos sabem que o STF já julgou o Tema 810, pelo qual foi expresso que a TR não serve como índice de correção dos precatórios.

Espera-se que mantenham o entendimento e julguem inconstitucional a manutenção da TR como índice de correção do FGTS, determinando a substituição da TR por IPCA ou INPC.

Todavia, eles (ministros do STF) podem também, modular os efeitos do julgado, a fim de evitar novos ajuizamentos após o julgamento pela Corte Constitucional.

Se isso acontecer, quem ainda não ajuizou a ação, perderá o direito a substituição da TR desde 1999, quando ela de fato foi alterada e parou de acompanhar a inflação.

Por isso, é recomendável que ajuízem as ações o quanto antes.

A AÇÃO DO FGTS SUBSTITUIÇÃO DA TR, PEDE A SUBSTITUIÇÃO ATÉ 2013?
Não. O pedido é de substituição da TR de 1999 até os dias atuais ou até que a TR deixe de ser aplicada e outro índice que realmente recomponha a inflação passe a atualizar a conta FGTS do autor, e claro o pedido de revisão, dos valores depositados ou já pagos ao autor.

O FGTS continua sendo corrigido pela TR e desde 1999 a TR está em torno de 0.00xx%. Isso não recompõe as perdas inflacionarias em lugar nenhum do mundo, muito menos no Brasil.

VALE A PENA AJUIZAR A AÇÃO AGORA, OU É MELHOR ESPERAR O JULGAMENTO DO STF?
Vale muito a pena ajuizar a ação agora porque o julgamento do STF deverá modular os efeitos, limitando a revisão dos valores retroativos apenas para quem ajuizou a ação. E, estas ações estão suspensas no Brasil todo, por conta de decisão do Relator da ADI 5090 (AÇÃO DO FGTS NO STF), até o julgamento do mérito na Corte Constitucional. Logo, se por ventura o STF julgar a ação desfavorável, o que não se espera vide Tema 810 e outros elencados no material, poder-se-ia, pedir a desistência, uma vez que, suspensas, não ocorreria sequer citação do réu.

TAGS:
#FGTS PRESCRIÇÃO EM 13/11/2019. #FGTS PRESCRIÇÃO EM NOVEMBRO DE 2019. #COBRANÇA DO FGTS PRESCRIÇÃO. #AÇÕES DO FGTS SUSPENSAS NO STF. #FGTS E MODULAÇÃO DOS EFEITOS. 


ACESSE O MATERIAL COMPLETO, CLICANDO NO BANER ABAIXO:
GARANTIAS DO PRODUTO:
1ª) O envio é rápido, em até 60 minutos; 
2ª) O Mercado Pago retém o valor e garante o recebimento do produto adquirido, com qualidade;
3ª) Toda transação Pix é respaldada pelo Mecanismo Especial de Devolução (MED). Confira informações detalhadas sobre este assunto no link: https://acoesdemassa.blogspot.com. Além disso, considerando que temos o produto disponível para envio quando a compra é realizada através do Mercado Pago, por que não enviar, também, para as compras efetuadas via Pix?
4ª) Finalizando, queremos que goste desse produto e volte para conferir outros.

CURADORIA:
E-mails: porto_alexandrealves@yahoo.com.br ou acoesdemassa@outlook.com

DEPOIMENTOS:
Adiante, apresentamos depoimentos autênticos e espontâneos, de advogados(as) que adquiriram esse material, expressando satisfação, gratidão e reconhecendo a qualidade e utilidade do conteúdo recebido. 

Esses depoimentos fornecerão uma visão real e prática, do impacto desse produto sobre as pessoas que o utilizam, reforçando sua importância e validação.

 

 

 

Clique em cada uma das imagens acima, para ver de forma ampliada os depoimentos.

acoesdemassa@outlook.com
(44) 9 9105-2861
(44) 9 9907-2861
(44) 3253-3549